A Jornada do Herói

jornada do herói

O que é a Jornada do Herói?

Muitos jovens escritores e escritoras se perguntam como começar sua história ou como estruturar seus personagens. Uma boa maneira de criar uma história ou um personagem é seguir o modelo da Jornada do Herói, algo bem comum na Literatura Mundial.

Mas afinal, o que é essa tal de jornada do herói?

O termo “Jornada do Herói” foi pela primeira vez citado por um antropólogo americano chamado Joseph Campbell (1903-1987) em seu livro O Herói de Mil Faces (The Hero with a Thousand Faces).

Em uma narrativa e em basicamente todas histórias ficcionais, quase 100% das narrativas tem um protagonista ou vários protagonistas (especialmente hoje, com os livros que narram sob o ponto de vista de diversos personagens, agradeçam ao tio Martin e outros que o precederam). 

martin note

Mas enfim, toda história tem um protagonista (um homem ou mulher, ou até mesmo um não-humano ou animal) que irá cativar o público, que terá características que farão o público criar empatia ou ódio, e será o responsável por despertar sentimentos no leitor e na leitora. O herói ou heroína, não no sentido de super herói com poderes especiais que vemos hoje no cinema, qualquer pessoa, mesmo sem poderes pode ser um herói.

hitgirl

Em sua maioria, os heróis são personagens redondos (ou seja, evoluem com a história, se aperfeiçoam, melhoram ou pioram, mudam de algum jeito, se transformam) e todo herói e heroína precisa de uma jornada (uma caminhada). Eles precisam de sair de um ponto de partida em que ainda não são heróis até chegarem ao reconhecimento que são heróis e fazerem algo impressionante ou um grande feito.

A jornada do herói é o caminho que o protagonista percorre até chegar a seu final (que pode ser feliz, mas também trágico, dependendo da história).   Enfim, todo herói e heroína tem uma jornada que será contada pelo autor.

Mas quais são os passos? Quais são as fases? Existe alguma fórmula?

Em todas as fontes que pesquisei, algumas se diferenciam um pouco, algumas tem mais, outras menos, mas em essência existem 12 fases específicas para o herói.

A JORNADA DO HERÓI

A jornada é retratada com um ciclo, como vocês podem ver na ilustração acima, pois ela sempre começa de novo, e cada vez mais o herói evolui ou involui, dependendo da história. Mas só porque está escrito nessa ordem não quer dizer que todo autor ou autora tem que seguir essa ordem específica. A fase do confronto pode vir antes da recusa ao chamado, a chamada para a aventura pode acontecer no final do livro, não importa a ordem, mas é interessante conhecer estas fases que tem em praticamente todas as histórias que já lemos e vimos nos filmes, teatro e encenações de uma narrativa.

Vou citar exemplos de 4 histórias (livros e filmes), com quatro protagonistas diferentes que são heróis e heroínas em seus mundos: Harry Potter, Tony Stark, Katniss Everdeen e Luke Skywalker.

harry potterhomem de ferrokatnissluke_skywalker

jornada 1 jornada 2 jornada 3

Independente da maneira de o autor ou da autora contar a sua história, o importante é que há uma constante na história dos heróis e heroínas na literatura. A Jornada do Herói não é um modelo fixo que deve ser seguido prioritariamente para que uma história faça sucesso. Em sua maioria, os grandes sucessos que eu citei foram histórias que conseguirem revolucionar de alguma maneira a Jornada do Herói, que não precisa ser seguida na ordem dos 12 passos ou fases que eu citei aqui.

As vezes alguma parte não acontecerá ou as fases podem ser feitas de forma totalmente diferente das que eu mostrei aqui. Você pode começar sua história no Passo 8 – Durante a Crise e terminar no Passo 2 – durante a Chamada para a Aventura, o importante é contar suas histórias à sua maneira e não ter vergonha de mostrar sua história para os outros, independentemente das críticas.

Espero que esta dica ajude Escritores e Escritoras que ainda estão buscando coragem ou estão indecisos sobre como começar a sua história. O modelo da Jornada do Herói é um ótimo jeito de começar e totalmente maleável, então não há necessidade de seguir este modelo como algo fixo e imutável, mas sim como ponto de partida.

Abaixo colocarei um infográfico com minha análise da Jornada do Herói de um livro que tenho certeza que todos adoram e merece uma análise individual: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

jornada do herói infografico


Se você gostou ou discorda, ou tem informações que eu não coloquei aqui, ou acredita que eu apresentei dados errados, me mande uma mensagem, ficarei feliz em atualizar os dados aqui. O objetivo é sempre contribuir para a evolução profissional de jovens escritores e escritoras que sonham assim como eu e não desistem dos seus sonhos por mais loucos que possam parecer.


Tem alguma sugestão? Acredita que faltou algo no texto ou  que eu poderia melhorar? Estou aberto a sugestões e a perguntas, ficaria muito feliz em respondê-los.

Se você gostou, curta, compartilhe, deixe seu comentário e siga a Página no Face. O Selo de Bartholomeu pode ser lido de graça no WATTPAD.

Até mais pessoal, toda quinta tenho um texto novo para vocês.

facebook logoinstagram logotwitter logowattpad

No Comments Yet.

Leave a comment